(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora

Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora

Presépios, árvores de Natal, bonecos, chaminés e Pais Natal, com muita decoração pelo meio, é o que mais se vê no centro da cidade de Lagos. Os premiados desta iniciativa da ACRAL - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, serão anunciados no dia 5 de Janeiro de 2021. O vencedor receberá 500 euros, enquanto que o segundo e terceiro classificados terão direito a 300 e 200 euros, respectivamente.

Por: José Manuel Oliveira.

Um grupo constituído pelo delegado da ACRAL - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, Ângelo Mariano, pela Vereadora da Câmara Municipal de Lagos, Sara Coelho, por uma representante da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, Olga Fazenda, e pela professora Isabel Brasa, do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, percorreu, durante cerca de uma hora, na tarde de Sábado, dia 12 de Dezembro de 2020, e sob a ameaça de chuva, várias ruas da cidade de Lagos, para apreciar e pontuar as decorações expostas nos estabelecimentos, no âmbito do concurso de montras de Natal. A votação é de zero a dez pontos.

Decorações expostas até 5 de Janeiro de 2021

A visita abrangeu um total de 27 lojas comerciais e restaurantes, cujos proprietários aderiram a esta iniciativa da ACRAL, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, estando os enfeites alusivos à quadra natalícia em exposição desde o dia 1 de Dezembro de 2020 até 5 de Janeiro de 2021, data em que serão anunciados os premiados do concurso. O primeiro lugar vale 500 euros, o segundo, 300 euros, e o terceiro, 200 euros.

Uma enorme quinta, no interior de um restaurante, onde se vê de tudo

Nas montras (e não só) de muitos dos estabelecimentos, podem ver-se, entre outras, figuras em diversos materiais, do Pai Natal, presépios, árvores de Natal, bonecos e chaminés com presentes, entre bolas, fitas, luzes, estrelas e até imitação de neve, a ornamentar o ambiente próprio da quadra. Numa loja de óptica, o Pai Natal segue tranquilamente, de óculos, sentado no trenó, até parecendo estar a preparar-se para uma noitada. Já num restaurante pizzeria, situado na Rua Garrett, no centro da cidade, um corpulento Pai Natal surge na esplanada, como que a abrir o apetite aos visitantes, enquanto que no interior do estabelecimento está em exposição uma enorme quinta, com árvores, musgo, vários presépios e figuras representativas de animais, nomeadamente burros, vacas, porcos, galinhas, patos, pombos, gansos, ovelhas, carneiros, entre outros objectos e iluminação. «Feliz Natal», pode-ler à entrada da quinta.

Numa loja de artesanato, na Rua Cândido dos Reis, circula um comboio a apitar (ligado à corrente) e num ambiente musical, ao mesmo tempo que dois bonecos estão em movimento a despertar a curiosidade de quem ali passa e, sobretudo, dos clientes no interior do espaço. Enquanto isso, numa montra na Rua Lançarote de Freitas, junto ao Centro Cultural de Lagos, com o desejo de «Feliz Natal», a aposta foi para uma vistosa chaminé, com peças a simbolizar lenha e os tradicionais sapatinhos a pedir prendas ao Pai Natal.

"Originalidade e criatividade", "Harmonia e estética" e "Impacto visual” são os critérios do júri para eleger os premiados

Em declarações ao Correio de Lagos, Ângelo Mariano, coordenador da ACRAL - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, neste concelho, aponta os objectivos do concurso de montras em tempo de crise devido à Covid-19, confessando sentir-se «desiludido com a fraca adesão» dos empresários, embora reconheça terem surgido «mais interessados em participar» após o fecho das inscrições.

Correio de Lagos – Que avaliação faz sobre este concurso de montras?

Ângelo Mariano – Muito Positiva. Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do Centro Histórico de Lagos e do seu património, reconhecido como um importante activo com potencialidades para o desenvolvimento e a competitividade urbana de Lagos. A campanha visa a ambientação com a temática natalícia do centro histórico, promovendo o comércio local neste período do ano. «É Natal em Lagos» assina esta campanha, que abrange um conjunto de actividades que incentiva a que as compras de Natal sejam feitas no comércio local.

«Fiquei desiludido com a fraca adesão»

CL – Como lhe pareceu a adesão dos empresários?

AM – Atendendo às dificuldades com que o comércio local se depara nesta altura e, após o esforço das entidades organizadoras em apelar à participação dos lojistas nesta iniciativa, fiquei desiludido com a fraca adesão. No entanto, após já ter terminado a data de inscrições, que prolongámos mais alguns dias, surgiram mais interessados em participar.

CL – Quais os critérios em que se baseia a decisão do júri neste Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos?

AM – O júri que procederá à apreciação e classificação das montras, que ocorrerá sem aviso prévio aos concorrentes, terá uma classificação obtida a partir dos seguintes critérios de pontuação: Originalidade e criatividade; Harmonia e estética do conjunto; Impacto visual; conforme o regulamento no site do Município.

Por fim, confira abaixo algumas das montras a concurso, decoradas a rigor.

Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1Júri do Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos visitou 27 estabelecimentos numa hora - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos