Presépios, árvores de Natal, bonecos, chaminés e Pais Natal, com muita decoração pelo meio, é o que mais se vê no centro da cidade de Lagos. Os premiados desta iniciativa da ACRAL - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, serão anunciados no dia 5 de Janeiro de 2021. O vencedor receberá 500 euros, enquanto que o segundo e terceiro classificados terão direito a 300 e 200 euros, respectivamente.
Por: José Manuel Oliveira.
Um grupo constituído pelo delegado da ACRAL - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, Ângelo Mariano, pela Vereadora da Câmara Municipal de Lagos, Sara Coelho, por uma representante da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, Olga Fazenda, e pela professora Isabel Brasa, do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, percorreu, durante cerca de uma hora, na tarde de Sábado, dia 12 de Dezembro de 2020, e sob a ameaça de chuva, várias ruas da cidade de Lagos, para apreciar e pontuar as decorações expostas nos estabelecimentos, no âmbito do concurso de montras de Natal. A votação é de zero a dez pontos.
Decorações expostas até 5 de Janeiro de 2021
A visita abrangeu um total de 27 lojas comerciais e restaurantes, cujos proprietários aderiram a esta iniciativa da ACRAL, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, estando os enfeites alusivos à quadra natalícia em exposição desde o dia 1 de Dezembro de 2020 até 5 de Janeiro de 2021, data em que serão anunciados os premiados do concurso. O primeiro lugar vale 500 euros, o segundo, 300 euros, e o terceiro, 200 euros.
Uma enorme quinta, no interior de um restaurante, onde se vê de tudo
Nas montras (e não só) de muitos dos estabelecimentos, podem ver-se, entre outras, figuras em diversos materiais, do Pai Natal, presépios, árvores de Natal, bonecos e chaminés com presentes, entre bolas, fitas, luzes, estrelas e até imitação de neve, a ornamentar o ambiente próprio da quadra. Numa loja de óptica, o Pai Natal segue tranquilamente, de óculos, sentado no trenó, até parecendo estar a preparar-se para uma noitada. Já num restaurante pizzeria, situado na Rua Garrett, no centro da cidade, um corpulento Pai Natal surge na esplanada, como que a abrir o apetite aos visitantes, enquanto que no interior do estabelecimento está em exposição uma enorme quinta, com árvores, musgo, vários presépios e figuras representativas de animais, nomeadamente burros, vacas, porcos, galinhas, patos, pombos, gansos, ovelhas, carneiros, entre outros objectos e iluminação. «Feliz Natal», pode-ler à entrada da quinta.
Numa loja de artesanato, na Rua Cândido dos Reis, circula um comboio a apitar (ligado à corrente) e num ambiente musical, ao mesmo tempo que dois bonecos estão em movimento a despertar a curiosidade de quem ali passa e, sobretudo, dos clientes no interior do espaço. Enquanto isso, numa montra na Rua Lançarote de Freitas, junto ao Centro Cultural de Lagos, com o desejo de «Feliz Natal», a aposta foi para uma vistosa chaminé, com peças a simbolizar lenha e os tradicionais sapatinhos a pedir prendas ao Pai Natal.
"Originalidade e criatividade", "Harmonia e estética" e "Impacto visual” são os critérios do júri para eleger os premiados
Em declarações ao Correio de Lagos, Ângelo Mariano, coordenador da ACRAL - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, neste concelho, aponta os objectivos do concurso de montras em tempo de crise devido à Covid-19, confessando sentir-se «desiludido com a fraca adesão» dos empresários, embora reconheça terem surgido «mais interessados em participar» após o fecho das inscrições.
Correio de Lagos – Que avaliação faz sobre este concurso de montras?
Ângelo Mariano – Muito Positiva. Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do Centro Histórico de Lagos e do seu património, reconhecido como um importante activo com potencialidades para o desenvolvimento e a competitividade urbana de Lagos. A campanha visa a ambientação com a temática natalícia do centro histórico, promovendo o comércio local neste período do ano. «É Natal em Lagos» assina esta campanha, que abrange um conjunto de actividades que incentiva a que as compras de Natal sejam feitas no comércio local.
«Fiquei desiludido com a fraca adesão»
CL – Como lhe pareceu a adesão dos empresários?
AM – Atendendo às dificuldades com que o comércio local se depara nesta altura e, após o esforço das entidades organizadoras em apelar à participação dos lojistas nesta iniciativa, fiquei desiludido com a fraca adesão. No entanto, após já ter terminado a data de inscrições, que prolongámos mais alguns dias, surgiram mais interessados em participar.
CL – Quais os critérios em que se baseia a decisão do júri neste Concurso "Montras de Natal 2020" em Lagos?
AM – O júri que procederá à apreciação e classificação das montras, que ocorrerá sem aviso prévio aos concorrentes, terá uma classificação obtida a partir dos seguintes critérios de pontuação: Originalidade e criatividade; Harmonia e estética do conjunto; Impacto visual; conforme o regulamento no site do Município.
Por fim, confira abaixo algumas das montras a concurso, decoradas a rigor.