Fortaleza de Sagres recebe "Viagens no tempo para leitores maiores: oficina literária da memória"

No Dia Internacional dos Museus (DIM), que tem como tema "O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, a Fortaleza de Sagres terá entrada gratuita para todos os visitantes, no dia 18 de maio.
Neste âmbito este monumento nacional organiza ainda o ciclo "Viagens no tempo para leitores maiores: oficina literária da memória” que terá início no próximo dia 22 de maio.
Organizado ao longo de seis sessões, o projeto propõe uma experiência interativa entre os participantes e a mediadora de leitura Sónia Pereira, explorando memórias literárias, desde a tradição oral (lendas e canções populares) e autores clássicos até textos contemporâneos de humor e poesia, culminando na reflexão sobre o envelhecimento ativo através de obras de figuras públicas reconhecidas.
O objetivo é construir narrativas coletivas que unam passado, presente e futuro, reforçando o papel dos equipamentos patrimoniais como espaços vivos de encontro, diálogo, criatividade e transformação social. Destinado a seniores e a adultos, o projeto valoriza a literatura como ferramenta para fortalecer identidades e criar comunidades resilientes, ao mesmo tempo que promove o envelhecimento ativo.
As oficinas têm início às 10h30, com a duração de 1 hora, estando já agendadas as próximas sessões para os dias 23 de junho, 17 de julho, 7 de agosto, 4 de setembro e 2 de outubro.
A participação é gratuita, embora sujeita a inscrição prévia.
Para mais informações e inscrições: geral.fsagres@museusemonumentos.pt