(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Foi oficialmente inaugurado hoje o novo Centro Escolar da Luz

Foi oficialmente inaugurado hoje o novo Centro Escolar da Luz

O CL marcou presença hoje, dia 30 de Julho, na inauguração do novo Centro Escolar da Luz, projecto previsto na Carta Educativa de Lagos e que apresenta condições de estrutura e funcionalidade que visam satisfazer as exigências da “escola a tempo inteiro”, acolhendo os alunos desta freguesia e arredores – um investimento há muito esperado pela população.

Marta Ferreira

Beatriz Maio

.

Presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, o Presidente da Junta de Freguesia da Luz, João Reis, o Director do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas (do qual faz parte esta insituição de ensino), José Augusto Lopes, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, a vereadora a tempo inteiro Sara Coelho (responsável pela área da educação e juventude), Paula Couto, Directora do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Joaquina Matos, actual deputada do Partido Socialista na Assembleia da República e professora aposentada, entre outros ilustres membros da autarquia e convidados.

Representadas estiveram também as várias forças de segurança, nomeadamente, a Protecção Civil, a Polícia Municipal e a Polícia de Segurança Pública de Lagos.

Foram mais de 60 os que marcaram presença neste evento, incluindo docentes de outras escolas vizinhas. O mesmo foi marcado pelos discursos de José Augusto Lopes, João Reis, José Apolinário e Hugo Pereira (nesta mesma ordem), seguindo-se o descerrar da placa e uma visita guiada ao Centro.

Com um custo total de 3 milhões 316 mil euros e uma comparticipação FEDER – do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – de 1 milhão e 400 mil euros, a obra, a cargo da construtora Ferreira, visa, segundo a CCDR Algarve, aumentar a taxa de cobertura da rede pública pré-escolar, alargar a oferta educativa no município e acabar com o funcionamento em regime duplo. O projecto foi desenhado pelo arquitecto Luís Teixeira.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021 registou-se um aumento de 22,9% da população nesta vila, justificando, mais que nunca, tal investimento. Segundo consta, serão 8 as salas em funcionamento, divididas igualmente pelo Ensino Primário e Pré-Escolar. Já a coordenação do Centro, será feita pela professora Cláudia Bento.

Pelo final, houve beberete com direito a doces regionais da autoria de Eugénia Militão, renomada doceira lacobrigense.

.

Não perca a edição de Agosto do CL, com declarações e imagens exclusivas de Hugo Pereira, Sara Coelho e José Apolinário a par do projecto.

Foi oficialmente inaugurado hoje o novo Centro Escolar da Luz - 1Foi oficialmente inaugurado hoje o novo Centro Escolar da Luz - 1Foi oficialmente inaugurado hoje o novo Centro Escolar da Luz - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos