(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca

Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca

Foi na última quinta-feira. Dia 12 de Fevereiro de 2026,  simbolicamente lançada a primeira estaca da obra de expansão da Marina de Lagos e de construção do Yachtclub. Um investimento privado de 12,5 milhões de euros que irá incrementar, ainda mais, a economia do mar e, simultaneamente, requalificar uma importante área pública da cidade, situada na margem esquerda da ribeira de Bensafrim.

O presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, participou na cerimónia, juntamente com outras entidades convidadas, e felicitou a Marlagos, promotora da ampliação, pela resiliência demonstrada, a qual permitiu concretizar tão importante investimento, não só para a atractividade do território, do ponto de vista das condições disponíveis para a náutica desportiva e recreativa, como para todos os demais operadores ligados à economia do mar, designadamente a pesca profissional, os pescadores lúdicos, as actividades marítimo-turísticas, o estaleiro naval da Sopromar e o Clube de Vela de Lagos, com o seu projeto do Centro Náutico igualmente previsto para este local.

Hugo Pereira recordou o arrojo dos primeiros promotores da construção da Marina de Lagos e do autarca então em funções (José Valentim Rosado), cuja visão permitiu desenvolver esta infraestrutura e transformar completamente a cidade, atribuindo-lhe um novo dinamismo.

Mais de 30 anos depois, faltava requalificar a área envolvente ao porto de pesca de Lagos, que já não oferecia condições de segurança e dignidade. O tema foi reiteradamente discutido pelo município com a entidade gestora desta área – a Docapesca -, mas o impasse só foi ultrapassado com a iniciativa e disponibilidade demonstrada pela Marlagos, que, em boa hora, se chegou à frente para ampliar a Marina e qualificar a área do espelho de água e da sua envolvente, comprometendo-se a executar todas as garantias para a continuidade e melhoria das condições de trabalho e operação dos vários agentes económicos presentes neste território.

O município felicita os promotores e deseja um bom trabalho a todos os intervenientes envolvidos no projecto e na obra, assim como aos que, num futuro muito próximo, dela irão poder beneficiar.

Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca - 1Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca - 1Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca - 1Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca - 1Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca - 1Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca - 1Expansão da Marina de Lagos em curso com o lançamento da primeira estaca - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos