Ciente de que ao longo dos últimos meses a situação epidemiológica verificada no país, assim como a incidência da infecção em cada município, motivaram a aplicação de medidas mais restritivas no combate à pandemia – com efeitos inegáveis para as pessoas, empresas e sectores –, o Presidente da autarquia aljezurense, José Gonçalves, apela agora para que não se descurem as normas implementadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS).
Aljezur possui, à data, 4 casos activos de infecção por Covid-19. O total acumulado dos últimos 14 dias contabiliza-se agora em 6.
A nível nacional, os dados mais recentes revelam um agravamento do risco de transmissibilidade do vírus e do seu nível de incidência, especialmente na região de Lisboa e Vale do Tejo, assim como na região do Algarve, apontando-se a variante Delta (originária India) como responsável por tal.
Com o aproximar do período de férias da maioria dos portugueses, o aumento da mobilidade e a deslocação de pessoas dos centros urbanos para as zonas turísticas levanta para o Município a preocupação de que o vírus seja, eventualmente, transportado para áreas com menor incidência, como é o concelho de Aljezur.
Assim, a Câmara Municipal de Aljezur, na pessoa do seu Presidente, tomou hoje os seus canais digitais para apelar «a todos os munícipes e visitantes» para que cumpram as determinações da DGS e para que respeitem as medidas de protecção, com especial atenção aos espaços públicos e estabelecimentos comerciais, mas também ao ambiente familiar, nomeadamente em espaços fechados.