(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

27 de Janeiro: 448.º aniversário da Elevação de Lagos a cidade

27 de Janeiro: 448.º aniversário da Elevação de Lagos a cidade

Em 1573, El-Rei D. Sebastião elevou Lagos à categoria de cidade, fazendo dela sede de Bispado e capital do Algarve. Feitas as contas, assinala-se hoje, dia 27 de Janeiro de 2021, o 448.º aniversário da Elevação de Lagos a cidade, um feito histórico e imutável para o concelho lacobrigense, digno de ser notado.

Quem conhece Lagos concorda que o concelho parece surgir envolto em poderosa mística sebastianista – não fosse a estátua d'El-Rei D. Sebastião o marco que é hoje em dia: da icónica Avenida dos Descobrimentos ao Largo Gil Eanes e passando pelo Forte Ponta da Bandeira, verdade seja dita, o dia amanheceu com uma névoa peculiar. Neste sentido, o Município de Lagos aproveitou a data para celebrar, via Facebook, este dia tão especial. Na publicação em questão, pode ler-se:

El-Rei D. Sebastião, homenageado na escultura de João Cutileiro na Praça Gil Eanes, foi o responsável por este reconhecimento em 1573. A Elevação de Lagos a Cidade constituiu o resultado do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral por D. Manuel I, em 1504, até à sua elevação, em 1573. Este facto levou à instalação dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na História de Portugal.

E nem a propósito, hoje Lagos acordou com nevoeiro, uma mágica homenagem a D. Sebastião associada ao seu emblemático mito.

.

Contexto histórico

Quando o monarca D. João II passou por Lagos a caminho de Alvor, em 1477, este prometeu elevar a (à data) vila de Lagos à categoria de cidade. Porém, não chegou a fazê-lo devido ao seu falecimento.

Mais tarde, em 1573, sob o reinado de D. Manuel I, o Rei D. Sebastião conferiu, finalmente, a Lagos o estatuto de cidade, tornando-a sede de Bispado e capital do Algarve.Alguns historiadores avançam, ainda, que Lagos recebeu o estatuto de cidade em 1540, durante o reino de D. João III, mas que a sede de Bispado só foi mudada de Silves para Lagos em 1577. Teorias à parte, este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que alguma vez se destacaram na história de Portugal.

Em desvirtude de anos anteriores, e porque o país enfrenta graves consequências no que toca à pandemia de Covid-19, o actual confinamento decorrente do mais recente Estado de Emergência não permitirá celebrações públicas deste aniversário. Fica, por isso, e apenas, a intenção.

.

Fotografia abaixo: Foral manuelino (in www.delagos.pt).

27 de Janeiro: 448.º aniversário da Elevação de Lagos a cidade - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos