(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Boas Festas

Câmara de Aljezur apresenta unidade de saúde móvel de proximidade

Câmara de Aljezur apresenta unidade de saúde móvel de proximidade

Aljezur é um dos territórios que já tem ao dispor da população, uma unidade de saúde móvel de proximidade. 

Esta Unidade é uma das 10 Unidades candidatadas ao Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020, numa parceria entre 10 municípios algarvios e a ARS Algarve, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Cada unidade de saúde móvel é propriedade da respectiva autarquia municipal, que é o beneficiário financeiro do apoio comunitário. Através de acordos de cooperação e de outros instrumentos de gestão, o projecto contempla a articulação entre a Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P. e cada uma das dez câmaras municipais. A ARS Algarve assegura os profissionais de saúde e os materiais de consumo clínico e cada câmara municipal assegura toda a operacionalidade da unidade de saúde móvel, incluindo de profissional que a conduz.

As dez unidades de saúde móveis de proximidade estão equipadas para realização de actos de diagnóstico e vigilância, podendo ser utilizadas por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde, para complementar a oferta das unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve (Barlavento, Central e Sotavento), contando ainda com o apoio de outros profissionais assegurados pelas respectivas câmaras municipais.

O principal objectivo é diminuir a assimetria verificada no acesso dos utentes aos cuidados de saúde primários, assegurando nos territórios rurais e de baixa densidade uma cobertura adequada. Espera-se diminuir a probabilidade de populações envelhecidas e isoladas daquelas zonas do Algarve, não serem seguidas regularmente ou de forma programada. Este investimento qualifica a rede de equipamentos de saúde existente, adaptando-a à nova realidade, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social, matéria em que as autarquias apostam todos os dias, num esforço constante para que os territórios de baixa densidade não percam as respostas dos serviços desconcentrados do Estado.

O investimento foi candidatado ao Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020 pela Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P. (beneficiária líder mas não financeira), em duas fases sendo beneficiários financeiros na primeira fase, as câmaras municipais de Alcoutim, Aljezur, Loulé, Monchique, São Brás de Alportel, Silves e Tavira e na segunda fase as câmaras municipais de Albufeira, Castro Marim e Portimão. O investimento foi realizado em 2017 e 2018, conjuntamente para as duas fases.

Câmara de Aljezur apresenta unidade de saúde móvel de proximidade - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos