(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão

Biblioteca Municipal de Lagos celebra 28 anos com eventos para todos os gostos

Biblioteca Municipal de Lagos celebra 28 anos com eventos para todos os gostos

A celebração do aniversário da Biblioteca Municipal Júlio Dantas, intitulada Palavras Mágicas, decorre entre 1 a 10 de novembro e oferece uma programação multicultural diversificada para miúdos e graúdos que passará pela Biblioteca, escolas, bares e lares de idosos.

Iniciadas em 2002 para assinalar o aniversário da Biblioteca Municipal de Lagos, as Palavras Mágicas continuam a oferecer aos lacobrigenses e visitantes vários eventos que celebram a literatura, a arte de contar histórias, o humor e a magia da infância. O fim-de-semana prolongado de 1 a 3 de novembro contará com a presença de Adriano Reis e Ana Sofia Paiva no espetáculo de narração oral “Bulibaça” (dia 1, 21H30), desenvolvido à volta do património cultural de Cabo Verde. Os mais pequenos terão hipótese de se maravilhar com duas sessões do “Cantar Histórias – A que sabe a Lua”, pelo Teatro do Biombo (dia 2, 10H30 e 15H), e dois espetáculos pelo Teatro de Marionetas Mandrágora, “Para que servem as mãos” e “Olhapins e Olharapos” (dia 3, 10H30 e 14H30).

No dia 4 (22H), as Palavras Mágicas saem da Biblioteca para uma sessão na Tasca Almadraque com o italiano Matia Losego intitulada “Boémia de Contos para Adultos – Histórias de Sobrevivência na Província Italiana”. No mesmo local será inaugurado mais um espaço integrado no projeto Leiturália, iniciado em 2015 na Cafetaria dos Paços do Concelho Séc. XXI, e que visa a criação de espaços informais de leitura pública em estabelecimentos públicos e privados do Concelho de Lagos.

As celebrações prosseguem com a dupla Nuno Moura e Paulo Condessa com o inovador espetáculo de Stand Up Poetry “O Copo – Poesia de Entretenimento Científico” (dia 5, 21H30) na Biblioteca. No dia 6 as Palavras Mágicas voltam a sair, desta vez para Barão de São João, no Atabai Bar. O argentino Rodolfo Castro será o protagonista da nova Boémia de Contos para adultos “Latinoamérica Real e Mágica” (dia 6, 22H), recordando histórias populares de autores sul-americanos que vão desde Buenos Aires à Cidade do México.

As Trovadoras Itinerantes, provenientes do Brasil, terão o dia 8 por sua conta. Levando consigo contos tradicionais e literatura de cordel para seniores, as Trovadoras irão visitar o Lar Rainha D. Leonor (10H30) e o Lar José Filipe Fialho SCML (16H), terminando o dia com a sessão “Orixás: Afrocontos Ancestrais” na Biblioteca Municipal (21H30).

Jorge Serafim, presença assídua em Lagos, ficará responsável pelo encerramento das Palavras Mágicas com um Serão de Contos que terá como convidada Cristina Taquelim e o seu dom para contar histórias.

As Palavras Mágicas terão também uma vasta programação com espetáculos destinados aos alunos das escolas do Concelho de Lagos que vão desde o pré-escolar ao ensino secundário com o objetivo de envolver a comunidade escolar na magia da leitura. As sessões e espetáculos nas escolas terão a presença de artistas como Dulce Moreira, Mariana Santos, Diogo Duro, António Bexiga, Sendi Baptista, Matia Losego, Paulo Condessa, Rodolfo Castro, Birra Produções e a conceituada atriz Maria do Céu Guerra.

Celebre connosco o 28º aniversário da Biblioteca Municipal de Lagos e deixe-se envolver pela magia dos livros e da arte de contar histórias.

Consulte o programa completo aqui.

Biblioteca Municipal de Lagos celebra 28 anos com eventos para todos os gostos - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos