(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Associação VICENTINA encerra avisos com 1,6 milhões de investimento proposto

Associação VICENTINA encerra avisos com 1,6 milhões de investimento proposto

O Grupo de Acção Local (GAL) Adere 2020, dinamizado pela VICENTINA – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, encerrou avisos, já no corrente ano de 2021, com um investimento proposto de um milhão seiscentos e setenta e nove mil euros em candidaturas submetidas à medida Leader do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

A medida 10.2.1.1 – Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas destacou-se, tendo sido a medida com maior expressão, ou seja, com o maior número de candidaturas (26, mais concrectamente).

Apurou-se, ainda, que estes projectos representam um investimento proposto de aproximadamente oitocentos mil euros. Os sectores que sobressaem na tipologia de investimentos vão de encontro àqueles que são dos mais representativos da região: citrinos, hortícolas, raízes, tubérculos e viticultura, entre outros.

Relativamente à medida 10.2.1.2 – Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, foram submetidos quatro pedidos de apoio com um investimento proposto de aproximadamente setecentos e trinta mil euros, para os sectores do vinho e da carne de suíno, nas freguesias de Silves, Monchique, Alvor e Rogil.

Por último, foram submetidas onze candidaturas à medida 10.2.1.4 – Cadeias Curtas, essencialmente, para apoio às deslocações dos produtores aos mercados, para comercialização dos seus produtos, para um investimento total de cerca de cem mil euros.

Somam-se, assim, estes quarenta e um pedidos de apoio aos anteriores, prosseguindo-se a execução da estratégia de desenvolvimento local que actualmente conta com 1,3 milhões de compromisso, o que corresponde a um investimento total de 3,2 milhões de euros. Importa agora proceder à análise e contratualização destas operações e, paralelamente, incentivar a realização de investimentos já contratados, para que os promotores e território possam beneficiar do impacto destes investimentos e apoios, para o desenvolvimento da actividade económica nos territórios rurais.

A VICENTINA pretende, em 2021, continuar a contribuir para os seus objectivos: melhorar as condições de rendimento e trabalho dos agricultores, valorizar e dinamizar os circuitos curtos, de modo a incentivar a comercialização de proximidade dos diversos produtos agrícolas.

Ainda que atípico, o ano de 2020 serviu para reforçar as relações previamente estabelecidas junto de promotores e parceiros, agricultores e produtores dentro do nosso território de intervenção.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos