(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Alunos de Lagos ajudam a plantar 110 mil árvores para celebrar o Dia da Floresta Autóctone

Alunos de Lagos ajudam a plantar 110 mil árvores para celebrar o Dia da Floresta Autóctone

O Movimento Terra de Esperança, promovido pela Fundação Galp em parceria com a ANEFA, vai assinalar durante a próxima semana o Dia da Floresta Autóctone com um conjunto de iniciativas de florestação que incluirá a plantação de cerca de 110 mil árvores em 14 municípios de Norte a Sul de Portugal.

As acções, que se prolongarão até ao final de novembro, vão envolver a colaboração de mais de 4.500 alunos de escolas, associações ou membros de agrupamentos de escuteiros dos municípios de Braga, Cascais, Torres Vedras, Mangualde, Monção, Manteigas, Celorico da Beira, Castelo de Vide, Évora, Mértola, Alcobaça, Lagos, Sardoal e Fornos de Algodres. Em Lagos, a iniciativa contará com um dos maiores contingentes de voluntários: serão cerca de 600 alunos do agrupamento de escolas Gil Eanes e do agrupamento de escolas Júlio Dantas.

O Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro, foi criado com o objectivo de promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, contribuindo para a preservação e para a expansão das nossas espécies indígenas, fomentando assim a biodiversidade da floresta portuguesa. Este objetivo cruza-se de forma natural e intrínseca com a missão do Movimento Terra de Esperança. Com a plantação destas 110 mil árvores, o projeto ficará próximo de atingir um volume de 300 mil árvores plantadas desde finais de 2017. Recorde-se que o Movimento foi lançado pela Fundação Galp em parceria com a ANEFA depois de a Galp anunciar a oferta de 500 mil árvores para plantar em todo o território português, de forma a ajudar na recuperação e reflorestação das áreas ardidas nos fatídicos incêndios do verão de 2017.

No total, estas árvores representarão uma área equivalente a cerca de 600 campos de futebol. O Movimento Terra de Esperança prevê que a última destas 500 mil árvores seja plantada em abril de 2020, dando assim cumprimento a um plano de reflorestação que envolverá, nos próximos meses, parcerias com 18 municípios e com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. galp.com Comunicado 14 de novembro de 2019 Galp Energia, SGPS, S.A. | Sociedade Aberta | Sede: Rua Tomás da Fonseca Torre C, 1600-209 Lisboa Capital Social: 829.250.635 Euros | Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa | Pessoa Coletiva 504 499 777 Morada + contactos 2 Sobre a Fundação Galp A Fundação Galp é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo Grupo Galp em 2009 e tem por missão servir a comunidade e o seu desenvolvimento sustentado. Para isso, é orientada por critérios de equidade, racionalidade e eficácia operacional na aplicação dos meios que o Grupo fundador coloca à sua disposição, procurando ser um agente ativo e, em simultâneo, próximo na ligação deste com a comunidade.

Empenhada, desde o primeiro dia, no desenvolvimento de actividades de investimento social que promovam a sustentabilidade, através da educação, da protecção do ambiente, do uso sustentável de energia e da cultura, a Fundação Galp acredita que o conhecimento permitirá a convergência, o compromisso e a cooperação essenciais para que a sociedade, nas suas várias comunidades, alcance a sustentabilidade.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos