(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Aljezur mantém apoio à fixação de médica na UCSP do concelho e reúne com responsáveis do Centro de Saúde no âmbito da vacinação contra a Covid-19

Aljezur mantém apoio à fixação de médica na UCSP do concelho e reúne com responsáveis do Centro de Saúde no âmbito da vacinação contra a Covid-19

Desde 2017 que o Município de Aljezur apoia a fixação de médica na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) de Aljezur, garantindo alojamento – considerando que é competência das Câmaras Municipais colaborar com a Administração Central, apoiando projectos e programas de interesse municipal.

Estando o concelho classificado como zona carenciada, a colaboração da Autarquia ocorreu como complemento ao incentivo que a Administração Central promoveu para a mobilidade de uma médica.

Apesar de já ter terminado o período de incentivos, a prorrogação deste apoio/incentivo do Município irá manter-se por mais um ano, por considerar que é «do interesse público municipal que a UCSP (Unidade de Cuidados Saúde Personalizados) de Aljezur mantenha todos os seus profissionais activos e focados no acompanhamento às populações», acrescentando que mais se justifica agora esta situação, tendo em conta o período de crise pandémica e sendo que «todos os profissionais estão empenhados e envolvidos nas acções de prevenção, rastreio e vacinação».

Localmente, os centros de saúde são, hoje, «mais do que nunca, o suporte de populações mais idosas e vulneráveis». Neste sentido, o Município aljezurense continua e pretende «reforçar o apoio aos seus profissionais». Nesse sentido, realizou já uma reunião com o Coordenador e a Enfermeira-chefe da UCSP de Aljezur, para se inteirar sobre a forma como está a decorrer o processo de vacinação e, em face do que venha a ser as futuras fases de vacinação da população contra o SARS-COV 2, definirmos de forma articulada a melhor forma de colaboração para que o processo decorra de forma tranquila e atempada, sobretudo para os mais idosos, mais isolados e sem familiares perto, que lhes possam dar apoio e esclarecer dúvidas.

Não deixando de acudir a outros sectores críticos da nossa vida local, como a economia e o apoio social, o apoio à Saúde e aos seus profissionais é uma das prioridades do Município.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos