(Z1) Magalhães 500 anos

Aljezur associa-se ao Programa “Vacinação SNS Local"

Aljezur associa-se ao Programa “Vacinação SNS Local"

O Município de Aljezur celebrou um acordo com a Associação Dignitude, no âmbito do Programa “Vacinação SNS Local” para, no contexto da pandemia por COVID-19, ampliar os meios e recursos disponíveis para protecção, concretamente, da vacinação contra a gripe sazonal dos nossos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.

Um dos objectivos do Programa “Vacinação SNS Local” é proteger os mais vulneráveis através da vacinação contra a gripe sazonal, alargada às farmácias comunitárias, que no concelho de Aljezur são as três farmácias situadas nas freguesias de Aljezur, Rogil e Odeceixe e, de uma forma espontânea e em sentido de responsabilidade social, aderiram ao projecto.

Este protocolo, que tem sido assumido por diversas autarquias e ao qual Aljezur se juntou, procura também evitar a concentração de mais pessoas nos centros e extensões de saúde. Num ano excepcional como este, são esperadas mais pessoas a realizar a vacina contra a gripe sazonal, o que poderá aumentar a pressão nos serviços locais de saúde. A medida pretende que os mais idosos possam ter um acesso facilitado à vacinação, mais próximo da sua residência e que evite concentrações junto das unidades locais de saúde.

De acordo com este protocolo, as 3 farmácias comunitárias existentes poderão administrar 150 vacinas (50 em cada farmácia), de forma gratuita para o munícipe, tal como sucede no centro de saúde e extensões de saúde, uma vez que o Município comparticipa o preço da administração das vacinas. Assim, 150 pessoas do concelho nesta faixa etária e utentes do SNS, poderão receber a vacina em qualquer uma das farmácias comunitárias.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos