(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Alarme na Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, com receio do coronavírus

Alarme na Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, com receio do coronavírus

O facto de terem faltado às aulas, nesta segunda-feira, dia 09 de Março, dois professores que também leccionam na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, agora encerrada, está a provocar “suspeitas e insegurança” na comunidade escolar em Lagos.

Alunos, professores e funcionários da Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, estão alarmados com as repercussões provocadas pelo coronavírus, uma vez que dois docentes, que faltaram nesta segunda-feira, dia 09 de Março às aulas, também leccionam na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, agora encerrada na sequência do internamento de uma aluna contaminada com o Covid-19.

 

Suspeitas e insegurança”

 

“Existem suspeitas de que alguma coisa se está a passar e um ambiente de insegurança entre alunos, professores e outros funcionários. Esses dois professores, que também leccionam na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, faltaram nesta segunda-feira às aulas e ninguém sabe o que se passa. Isto, depois de uma aluna daquela escola e a mãe terem ficado internadas, em Lisboa, com coronavírus”, contaram ao «Correio de Lagos» vários alunos.

Por seu turno, a directora da Escola Secundária Gil Eanes, Paula Couto, afirmou ao nosso Jornal que esses dois professores decidiram ficar em casa como medida de precaução. “Disse-lhes para contactarem as autoridades através da linha «Saúde 24» se tiverem algum sintoma que levante suspeitas. Se nesta terça-feira, dia 10 de Março, a situação se mantiver com a ausência desses professores, então teremos de tomar medidas, em articulação com a Direcção Regional de Educação e as entidades de saúde”, sublinhou, ao «Correio de Lagos», Paula Couto.

 

Alarme também na Escola Secundária Júlio Dantas

 

Por outro lado, de acordo com informações obtidas por este Jornal, a situação de alarme devido ao coronavírus estende-se também à Escola Secundária Júlio Dantas, nesta cidade, onde dois alunos, segundo nos contaram, deslocaram-se ao Serviço de Atendimento Permanente do Hospital de São Gonçalo de Lagos para observação e testes.

 

Filha e mãe internadas e duas escolas fechadas em Portimão

 

Já em Portimão, a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e a Escola EB 2.3 Professor José Buísel estão encerradas até ao dia 20 de Março, pelo facto de uma aluna estar contaminada com o coronavírus (Covid-19), após ter passado as férias do Carnaval em Itália.

A jovem, de 16 anos, estudante na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, encontra-se internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, depois de ter sido positivo o resultado do segundo teste a que foi submetida. A mãe, que também está internada com coronavírus, é professora na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e da Escola EB 2.3 Professor José Buísel, também em Portimão.

 

Sub-director da escola telefonou aos encarregados de educação a informar o que se passa e pediu para não entrar em alarmismos

 

“O Sub-Director da Escola Manuel Teixeira Gomes telefonou no domingo à tarde para os encarregados de educação a informar o que se passa e que a escola está encerrada até ao dia 20 de Março. Disse para não entrarem em alarmismos e se tiverem qualquer sintoma, contactarem de imediato as autoridades através da linha telefónica ‘Saúde 24’ “, contou ao «Correio de Lagos» Vânia, irmã de uma aluna daquele estabelecimento de ensino, residente no concelho de Lagoa. Esta estudante não teve contacto com a colega da mesma escola, agora contaminada com o «coronavírus».

 

Os colegas da minha irmã estão todos assustados e foram aconselhados a ficar em casa”

 

“Os colegas da minha irmã estão todos assustados, como é natural. Foram aconselhados a evitar contactos sociais e a ficar em casa”, acrescentou Vânia.

 

Biblioteca Municipal de Portimão e Pavilhão Gimnodesportivo encerrados até ao dia 31 de Março

 

Já a Câmara Municipal de Portimão decidiu, como forma de precaução, encerrar até o dia 31 de Março todos os equipamentos culturais e desportivos sob sua gestão, nomeadamente a Biblioteca e o Pavilhão Gimnodesportivo, bem como cancelar os eventos organizados nesses espaços públicos.

Por outro lado, de acordo com informações recolhidas pelo «Correio de Lagos», o Cartório Notarial de Portimão fechou nesta segunda-feira, na sequência de um caso que levantou suspeitas de poder estar relacionado com coronavírus.

 

José Manuel Oliveira

Alarme na Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, com receio do coronavírus - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos