No âmbito da adaptação ao novo período de seca e consequente ajuste às reservas hídricas disponíveis, as Águas do Algarve, entidade que fornece água a grande parte do território do município de Vila do Bispo, informa que foi necessário alterar a proporção da origem da água que é fornecida.
Assim, desde o dia 29 de Maio de 2023, está a ser alterada a proporção de água subterrânea progressivamente de 17,5% para 30% do caudal de água tratada na ETA de Alcantarilha. Com esta alteração de proporção de água subterrânea irá haver uma modificação nas características da água fornecida ao município, principalmente ao nível da mineralização e no equilíbrio calco-carbónico. Isto traduz-se numa maior presença de calcário na água, podendo-se verificar partículas em suspensão e/ou manchas brancas de calcário em equipamentos. Importa referir que, segundo a Autoridade de Saúde Pública, o calcário não apresenta riscos para a saúde, sendo que as Águas do Algarve garantem manter o empenho no que se refere à qualidade e segurança da água para consumo humano fornecida e no cumprimento da legislação em vigor.
Qualquer esclarecimento adicional, a autarquia vila-bispense solicita que contacte os seus serviços através do telefone 282 630 600 (serviço de atendimento automático marque 1).