Lagos recebeu, uma vez mais, o Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano.
O galardão foi atribuído no passado mês de dezembro, em cerimónia realizada em Lisboa, por ocasião da 14.ª Conferência da Água, e reporta-se ao desempenho e resultados demonstrados ao longo de 2018.
O Município, enquanto entidade gestora do sistema de distribuição de água em baixa, alcançou o pleno em todos os indicadores relevantes para este Selo, designadamente: 100 % das análises realizadas; 100% das análises em cumprimento (superando os 99,79% registados em 2017); e 100% da água distribuída considerada como segura. Diariamente são distribuídos 17 045 M3 de água, correspondendo a uma taxa de acessibilidade física dos consumidores a este bem essencial na ordem dos 97%.
Esta distinção, atribuída pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, vem confirmar e tornar pública a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores e, por outro lado, sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.
Segundo o relatório elaborado anualmente pela referida fonte, “a água para consumo humano em Portugal continental apresenta uma excelente qualidade na torneira dos consumidores (…), podendo garantir-se à população que pode beber água da torneira com confiança”.
Para o Município de Lagos, estas iniciativas são consideradas relevantes não apenas pelo reconhecimento do bom trabalho desenvolvido nesta área, estimulando ao seu prosseguimento, mas também pelo impacto público junto da população, que assim fica mais consciente quanto à importância deste recurso vital que é a água, a qual pode ser consumida com confiança, mas com moderação e racionalidade.