(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

A Fortaleza de Sagres recebe "Rosa dos Tempos": Concerto de cítara e tablas e Masterclasse de ragas indianos

A Fortaleza de Sagres recebe "Rosa dos Tempos":  Concerto de cítara e tablas e Masterclasse de ragas indianos

A "Rosa dos Tempos" será apresentada na Fortaleza de Sagres no dia 26 de outubro, com a realização de uma Masterclasse de ragas indianos, a acontecer das 10h às 11h30, e de um concerto com Pandit Abhishek Adhikary (cítara) e Ibram Kashi (tabla), agendado para as 16 horas.  

Trata-se de um projeto promovido pelo Corvo e a Raposa Associação Cultural cuja essência apresenta conexões com o património material e imaterial evocado pela Fortaleza de Sagres. Nas palavras da Associação cultural, na "Rosa dos Tempos", "não indicamos direções obrigatórias e pré-estabelecidas, antes misturamos ocidente e oriente, como se fossem um só lugar; não propomos o sentido convencional da fusão, mas um conjunto de escolhas que se oferecem em permanência, e que estabelecem o vértice da escolha. A esquina do Promontório incita a esse vértice - o princípio da liberdade é a possibilidade de escolha de caminhos. Oriente e ocidente, norte e sul deixaram de existir - em troca temos o tempo passado, presente e futuro. A “Rosa dos Tempos” fala também da desregulação do mundo, ao qual a arte tenta trazer sentido, beleza e liberdade."

O concerto de cítara será executado por Pandit Abhishek Adhikary, um virtuoso da tradição Senia-Rampur Maihar Gharana, um reconhecido músico, educador e compositor internacional com mais de duas décadas de experiência no ensino em instituições na Índia e no estrangeiro, tendo já realizado mais de 500 concertos em prestigiados palcos mundiais. Será acompanhado na tabla por Ibram Kashi, um talentoso percussionista com ampla participação numa vasta gama de projetos musicais. A sua apresentação propõe uma jornada pela música clássica indiana, onde os instrumentos criam melodias intricadas que conduzem a um estado de paz, evoluindo de uma introdução lenta e meditativa para ritmos vibrantes, gerando uma atmosfera única, que é tanto meditativa como festiva. Proporciona uma experiência que celebra a harmonia entre tradição, arte e espiritualidade.

Tanto a Masterclasse como o concerto são de entrada livre, embora sujeita à reserva obrigatória de lugar.

Para mais informações e reservas: geral.fsagres@museusemonumentos.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos