(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

4.ª Edição do Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique

4.ª Edição do Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique

A Associação Cultural Impacto Ímpar,  sita em Lagos, de 22 de novembro a 8 de dezembro apresenta o 4.ª Festival Internacional e Concurso de Música Infante D. Henrique, cidade de Lagos 2025.

O Festival irá promover um conjunto de eventos, em certa medida, arrojados e invulgares, no qual irão abranger as dimensões artísticas, educacionais, sociais e económicas do nosso concelho: 4 concertos, com insignes músicos: 22 de novembro no Centro Cultural de Lagos teremos Paisagens de Viena - Quintetos para Piano e Cordas; no dia 29 de novembro Duo de violino e piano com o Roman Mints e Rem Urasin, no Hotel Vila Galé; no dia 30 de novembro, igualmente no Hotel Vila Galé Concerto para Piano e Orquestra, com Ingrid Sotolarova e e a Algarve Camerata; e para finalizar, no Centro Cultural de Lagos, dia 6 de dezembro, Pablo Lapidusas, Celeste Caramanna e Nelson Faria apresentam Desbunde! Looking for Johnny Alf.

A abertura do festival será no dia 22 de novembro com uma maratona musical, na qual diversos instrumentistas de várias escolas e Universidades/Politécnicos ligadas ao ensino artístico especializado de música da Península Ibérica, irão realizar momentos performativos dedicados à música de compositores do período romântico, em vários palcos no concelho de Lagos: 10H na Igreja de Odiáxere; 11h30 Igreja de Barão de São João; 14h30 Igreja de Bensafrim e 16h00 na Igreja da Luz, estes eventos são de entrada gratuita. Às 19h, no centro cultural de Lagos, para finalizar a maratona, teremos Paisagens de Viena - Quintetos para Piano e Cordas. Para este último evento, os bilhetes estarão à venda na BOL.

E, numa tentativa de estimular a criação artística e aproximar a música contemporânea da população, serão ainda solicitadas seis criações a compositores Algarvios (Pedro Louzeiro, Alexandre Ponte, Nuno Guerreiro, Pablo Lapidusas, Joaquim Galvão e Ricardo Martins) e outra a um compositor não Algarvio, maestro Christopher Bochmann. Nestas ações estarão envolvidos músicos de excelência, tanto na criação, como nos momentos de divulgação/interpretação. Rem Urasin (piano solo), Pablo Lapidusas e Vasco Ramalho (duo de piano e marimba), Rui Mourinho (guitarra solo), Jorge Caeiro (acordeão solo), Ricardo Martins, Vítor Bacalhau e Bruno Martins (guitarra portuguesa, guitarra elétrica e contrabaixo), Mariana Picado, Francisco Brazão e Valter Fralda (soprano, barítono e piano) e João Cunha e Gonçalo Duarte (violino e guitarra). Em simultâneo teremos a apresentação de Pinturas com inspiração em elementos do Algarve e da Música dos compositores supramencionados, da autoria do artista plástico João Sena. A estreia será no dia 8 de dezembro no auditório do CC Lagos, pelas 18h. Este evento será de entrada gratuita.

Além do mencionado anteriormente, iremos ainda apresentar duas masterclasses, com Rem Urasin (Piano) e Roman Mints (violino), no Hotel Vila Galé, um Workshop com o aclamado guitarrista de jazz Nelson Faria, na Biblioteca Municipal de Lagos, e um concurso para jovens instrumentistas (dos 6 anos até 24 anos), que à semelhança do ano passado irá trazer ao Lagos, jovens de Norte a Sul de Portugal e de Espanha, no Auditório do Centro Cultural de Lagos. Este evento está enquadrado numa formação para professores ligados ao Ensino Artístico Especializado de Música, através de uma parceria com o Centro de Formação Dr. Rui Grácio.

Mais informações em https://impactoimpar.pt/.

Associação Cultural Impacto Ímpar

  • PARTILHAR   

Outros Artigos