(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Animalife: "Vet na Rua" facilita acesso a procedimentos veterinários

Animalife: "Vet na Rua" facilita acesso a procedimentos veterinários

O Vet na Rua é o mais recente projecto da Animalife. Pretende apoiar animais de companhia de famílias em situação de vulnerabilidade económica comprovada, disponibilizando procedimentos veterinários gratuitos, como vacinação, desparasitação ou identificação electrónica. A Junta de Freguesia da Ajuda, em Lisboa, foi a primeira a aderir. 

Criado na sequência de um contrato-programa estabelecido com a Câmara Municipal de Lisboa, no final do ano passado, o projecto tem como principais objectivos assegurar acções de profilaxia consideradas obrigatórias junto de famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo, sensibilizar e educar a população abrangida pelo projecto quanto a cuidados a ter com animais de companhia, prevenir questões de Saúde Pública, melhorar o bem-estar das famílias carenciadas e de pessoas em situação de sem-abrigo e animais a cargo dessas famílias e pessoas.

De forma pioneira e única no país, o Vet na Rua integra uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social e um veterinário, dedicada a providenciar serviços médico-veterinários no domicílio de famílias carenciadas devidamente sinalizadas ou em instalações indicadas pelas Juntas de Freguesia e/ou Câmara Municipal de Lisboa.

Esta equipa tem à disposição um veículo, no qual se desloca aos locais de residência das famílias sinalizadas para as devidas visitas técnicas e acções de profilaxia consideradas obrigatórias – actos de vacinação e desparasitação, acções de prevenção de doenças graves e de sensibilização –, mas também para realizar acompanhamentos a clínicas médico-veterinárias protocoladas, em caso de necessidade de tratamentos cirúrgicos, como esterilizações, entre outros.

Numa primeira fase, o Vet na Rua vai estar disponível apenas em Lisboa, mas, num futuro próximo, o projecto poderá ser replicado noutras cidades.

Mais sobre o Vet na Rua aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos